in

A polêmica entre Phil e Arnold – 2015

Vamos falar sobre mais um fato, esse extra-palco, que pode ter alguma influencia – pelo menos indireta – na maneira como o Mr Olympia deverá ser conduzido esse ano.

Em Junho passado, Phil Heath  se envolveu em um episódio polêmico, onde ele criticou abertamente Arnold Schwarzenegger. Resumindo, Arnold criticou abertamente a direção que o Bodybuilding está seguindo, com atletas se apresentando com barrigas de grávida.

Isso é falado por muitos experts, imprensa e treinadores a muito tempo, mas Arnold é Arnold e seu depoimento sobre isso causou uma grande comoção no meio do bodybuilding.

Ao ser questionado sobre a opinião de Arnold, Phil disse que ele ouve isso (sobre os abdomens dilatados) desde que ele se tornou Pro.  Ele adicionou – Arnold disse isso e vejam quem ganhou o Arnold Ohio este ano.  Dexter Jackson.  “Dexter Jackson é o maior exemplo de físico estético e tudo mais. Mas, se você não gosta do visual do físico de alguém, não o convide para o seu Show (fazendo referência ao Arnold Classic – onde os atletas participantes são convidados)”, disparou Heath.
phil x arnold
Phil sugeriu que três meses antes, um painel de árbitros analise as fotos dos atletas convidados e retirem o convite daqueles que eles julgarem fora do padrão ( com abdomens distendidos).
Heath disse que entende isso, pois o Arnold Classic é um produto que o Arnold vende e ele tem o direito de selecionar a qualidade que ele bem entender.  Ele ainda termina dizendo que a organização está convidando os atletas para a sua festa, que os trate direito, ou não convide.

Ao ser perguntado se ele participaria novamente do Arnold Classic, ele soltou uma gargalhada irônica e disse:  “Se eles me convidarem, né?”

E completou  dizendo que não faria o mesmo trabalho pela metade do salário (se referindo ao Prêmio do Arnold ser bem menor que o do Olympia).   “Logo após o Olympia eu tenho seis semanas de apresentações e seminários, sem tempo de fazer mais nada. E aí eu precisaria voltar com tudo em Dezembro para me preparar para o Arnold e ganhar metade do prêmio? Também teria que ficar um tempo sem trabalhar na minha empresa, então eles teriam que  dar um agrado para eu ir. E eu adoraria ir.”

Phil ainda explica que os riscos de competir no Arnold são grandes demais, pois dificilmente ele teria como melhorar seu físico caso fizesse isso. O tempo de off-season, onde os ganhos são feitos, seria curto demais. Ele disse que tria mais a perder do que a ganhar, então, a compensação financeira teria que ser grande.

Heath deu uma explicação e se saiu muito bem no final, mas soou bem grosseiro, cínico e arrogante no início.  E isso parece ter pego bem mal diante da organização do Arnold.

Esse fato pode refletir indiretamente na opinião dos árbitros no Olympia?  Não se sabe, todos irão negar, mas é uma possibilidade. Sabemos que a IFBB Pro trata certos assuntos de forma bem pessoal as vezes.

Para piorar as coisas, dias depois dessa entrevista ter ido ao ar, Phil se envolveu em uma discussão em sua página do Facebook. Um fã se mostrou favorável à opinião de Arnold e disse que os atletas atuais estão todos com abdomens dilatados.

Phil respondeu que na maioria das vezes é apenas a incapacidade dos atletas de hoje controlarem sua respiração mais do que qualquer outra coisa, já que eles eram bem maiores que seus predecessores.  E ainda adicionou o seguinte: “Oh e Arnold, como nós sabemos, não tinha pernas, vamos nos lembrar disso.”

Essa declaração caiu como uma bomba no meio do culturismo e gerou muita polêmica. Resta esperar o Mr Olympia chegar para saber o quanto isso tudo irá influenciar (ou não) na disputa pelo título.

 

Não percam a cobertura completa do Olympia aqui no DC, vejam alguns artigos interessantes já postados:

fotoso2005 40 fotos olympia 1998