Arnold Classic 09 – Resultados Finais – Fotos

por Miguel Chain 26/05/2009 em Artigos /
Compartilhe no Tumblr

por Miguel Chain


No inicio do mês de Março foi realizada mais uma edição do Arnold Classic, o segundo show mais importante do calendário profissional da IFBB. As expectativas sobre o show eram enormes. Muitas perguntas pairavam no gelado ar de inverno em Columbus.

Essa seria a primeira competição de Victor Martinez desde sua gravíssima lesão no joelho. Todos queriam saber se ele havia se recuperado totalmente e trazido suas pernas ao nível anterior à lesão. Victor era o favorito ao Arnold e Olympia ano passado. A lesão adiou seus planos para 2009. Restava saber se ele iria confirmar o favoritismo prévio. Como Victor iria se apresentar e como seu fisico ficaria perto dos outros era uma incógnita. Mesmo assim muitos tinham Martinez como vencedor antecipado do show.

Provavelmente o atleta mais próximo de conseguir derrotar ( pelo menos hipotéticamente) Victor era Kai Greene. Kai também havia tido um promissor ano de 2008 interrompido por uma lesão; menos séria que a de Victor, é verdade, mas não menos incoveniente. Como Kai iria se apresentar também era uma incógnita, pois ele vinha trazendo um fisico maior e melhor a cada ano. Porém ano passado sua cintura começara a sair do controle. Todos queriam saber se Kai havia pelo mantido seu volume anterior e diminuido a cintura. Junto com sua definição e estriações alienigenas, seu ótimo volume e uma cintura fina poderiam dar esse importantissimo titulo para Greene.

Correndo por fora, mas com chances concretas, tinhamos a aberração texana Branch Warren e o X-Man Toney Freeman. Branch precisava não apenas chegar com seu costumeiro volume e densidade musculares mas também precisava estar árido como o sertão e com um pouco mais de controle na cintura. Se Branch fizesse isso, ele seria uma ameaça séria para Martines e Greene.

Freeman precisava repetir sua ótima forma no Olympia 2009, onde ele conseguiu aliar densidade muscular, volume e definição ( sem reter líquido sob a pele) para se assegurar pelo menos entre os três primeiros. Com sua cintura finíssima, coxas enormes e ombros largos, sua estrutura óssea é uma das melhores e mais estéticas da atualidade. Muitos discutem se Freeman não seria merecedor do Olympia 2008, considerandando apenas sua ótima estrutura.

O show teve inicio com cada um dos treze atletas se apresentando sozinhos nas prévias. De cara Victor, Branch, Freeman e Kai impressionaram. Ficava claro que eles brigariam pelo primeiro posto. A primeira comparação geralmente nos mostra quem os juízes pretendem deixar nas primeiras colocações. A primeira comparação foi composta extraordinariamente por seis atletas. Normalmente seriam quatro ou cinco apenas.

 foto  foto

Victor Martinez, Branch Warren, Moe Elmossawi, Toney Freeman, Kai Greene e Silvio Samuel foram os seis convocados e provavelmente seriam os seis primeiros colocados não necessariamente nessa ordem.

Dennis James, Shelestov, Roni Rockel e Johnnie Jackson compuseram o segundo call out, comparação. Provavelmente estes ocupariam da sétima à décima posição. A terceira comparação ficou com um decepcionante Badell, Haley e Haidar.

Uma nova comparaçao foi feita com : Victor, Kai, Branch e Toney. Isso nos confirmava que estes seriam os quatro primeiros. Silvio e Moe brigariam pela quinta e sexta colocações. Em uma comparação posterior foram chamados Silvio, Moe e Freeman. Isso deixava claro que Branch, Victor e Toney ficariam com as três primeiras posições com certeza. Freeman conseguiria no máximo o quarto lugar.

 foto

A última comparação das prévias foi entre Branch, Victor e Kai. Os três apresentavam um nível muito próximo. Branch era o mais seco ( sem água), Kai era mais balanceado entre volume, definição, condicionamento ( sem agua nem gordura sob a pele) e shape. Martinez estava muito bem, mas não tão seco.

Restava esperar o show da noite para saber quem seria o campeão. O show da noite do Arnold sempre reserva boas supresas. Primeiro tivemos o Lifetime Achievement Award, um prêmio dado anualmente para uma aestrela do passado cuja carreira influenciou positivamente a comunidade bodybuilder. Este ano o homenageado foi o amigo de longa data de Arnold, Franco Columbu. Franco foi Mr Olympia, campeão de praticamente tudo no powerlifting dentro de sua categoria de peso. Hoje ele é Quiropratico. Sua carreira no culturismo e seus feitos de força nunca serão esquecidos.

Agora temos os prêmios de melhor posador (Best Poser Award) e atletas mais musculoso ( Most Muscular Award). Pela terceira vez, Branch leva o Most Muscular Award. O Best Poser Award foi para Kai Greene. Arnold, na entrega do trofeu disse a Kai que ele era o melhor posador de todos os tempos.

Vamos aos seis primeiros colocados:

Sexto Lugar- Moe Elmossawi – Moe trouxe mais uma vez um belo fisico, não tão seco quanto o ano passado, mas com ótimos biceps conseguiu ficar em sexto lugar.

 foto

Quinto Lugar – Silvio Samuel – O espanhol ficou em quinto apresentando o fisico mais seco da noite. Porém Silvio tem apresentado problemas que podem atrapalhar. Seus deltóides estão começando a ficar pequenos em relação aos enormes braços. As costas precisam urgentemente de densidade e largura. Silvio se complica em todas as poses onde os braços estão levantados como duplo biceps de frente. Nessas poses, seus dorsais simplesmente desaparecem. Isso destrói sua proporção e deveria tirar pontos importantes. Mas parece que as qualidadades de seu fisico superam os problemas e ele ainda fica bem posicionado segundo os árbitros.

Logo após o anúncio de sua colocação, Silvio saiu nervoso do palco, resmungando e tirando a medalha do pescoço. Surgiram rumores infundados sobre sua decisão de abandonar o esporte após o Arnold devido à sua colocação. Boato já desmentido por ele próprio.

 foto

Os braços de Silvio esão começando a ficar muito grandes para os seus ombros.

Quarto Lugar – Toney Freeman – o X-Man, um dos mais impressionantes fisicos da atualidade ficou em quarto. Toney fez o possivel, se apresentou da melhor forma possivel, trouxe um ótimo fisico, com ótimo shape, cintura fina, musculatura cheia e arreedondada, parecendo mais um desenho da Marvel Comics do que um humano. Mas seu peitoral rompido e uma finissima camada de água sob a parte posterior das coxas o tirou do top 3. Contudo, a quinta colocação no Olympia e quarta no Arnold o firmam como um dos 10 melhores atletas do mundo atualmente.

 foto

A personificação do X-Man

Terceiro Lugar – Branch Warren – Branch veio para a guerra. Em 2007 ele ficou em segundo lugar. Foi muito mal no ano seguinte. Este ano, após uma grave lesão ele veio pronto. Enorme, cheio de cortes profundos nas coxas, tanto de frente, de lado ou de costas. Musculatura densa e com aspecto duro como pedra e seco como deserto ( sem água nenhuma sob a pele) Branch parecia lutar pelo título. Em minha opinião ele deveria ficar à frente de Victor, na segunda posição devido a um melhor condicionamento (conjunto de definição, cortes, quantidade de água sob a pele). Porém, a melhor e mais estética estrutura óssea de Martinez lhe deu a vantagem minima sobre o Freak Texano.

 foto  foto

Branch – Cintura estreita á esquerda, Gluteos e femorais rasgados á direita.

Segundo Lugar – Victor Martinez – Voltando de uma séria lesão no joelho, Victor era o homem a ser batido este ano no Arnold. Ele veio bem, com volume e boa definição. Suas pernas não apresentavam qualquer diferença de volume, mas poderiam estar um pouco maiores. Isso nos diz que Victor está 100% recuperado de sua lesão, e agora, com mais uns meses de treino pode ser mesmo um dos candidatos ao título máximo do bodybuilding, o Mr Olympia. Infelizmente para Victor, Kai estava magnifico aquela noite.

 foto

As pernas de Victor precisarão de mais volume no Olympia.

Campeão – Kai Greene – Kai voltava de lesão, enfrentaria o favorito Victor Martinez e Branch pelo título. O título do Arnold rende dinheiro, mas tambémconfere status. O campeão do Arnold Classic sempre é favorito ao título do Olympia. O campeão do Arnold é olhado e analisado de forma diferente pelo público e pelos árbitros. Certamente Kai se dará muito bem no Olympia caso repita ou melhore a apresentação do Arnold Classic.

 foto  foto

Kai – Seus dorsais se inserem tão perto dos quadris que eles chegam a tocar a sunga na foto à esquerda. Dorsais estriados na foto à direita.

Com braços e pernas compridas e tronco relativamente curto, a estrutura de Kai não é das melhores, porém ele contorna essas dificuldades com um extremo volume e qualidade musculares. Musculatura densa e estriada ao extremo são a marca registrada desse mutante. Seus dorsais estão entre os melhores da liga, cheio de estriaçoes ( fato raro atualmente) . Os dorsais se inserem tão baixo em suas costas, que parece que eles estão colados nos gluteos. Isso dá uma vantagem estética enorme e uma ilusão de largura muito maior.

Kai foi o primeiro atleta na história do Arnold Classic a vencer o Best Poser Award e levar o título do torneio.

 foto

Compartilhe no Tumblr

Comentários

Comments are closed.



  • Não quer ver o futebol hoje?  Temos uma pedida bem melhor. Assista e comente sobre o Olympia 1984. Tom Platz, Lee Haney, Chris Dickerson entre outros grandes nomes. Esse video vale a pena somente pela rotina do poses de Tony Pearson, em 32:30 com a música Billi Jean de Michael Jackson. Ele até se parece […]

  • Hoje saiu a notícia bombástica e um tanto sensacionalista sobre o Mr Olympia estar novamente na TV aberta americana. A última vez que o Bodybuilding havia recebido tanta atenção da TV aberta nos EUA foi em 1984, durante a primeira conquista de Lee Haney. Mas quem lê a notícia rapidamente por meio das compactas postagens […]

  • Urgente! História foi feita hoje em Toronto!   Simone de Oliveira, minha colega de Gold team Probiótica vence em sua estréia no Bodybuilding Feminino Profissional e garante vaga no Ms Olympia! Mais uma Brasileira deixando seu nome na história do Bodybuilding em uma vitória emocionante! Só quem conhece de perto a Simoninha sabe de sua […]

  • As prévias do bodybuilding masculino acabaram de acontecer. Com um lineup cheio de estrelas como Toney Freeman, Jon DelaRosa, Juan Morel, Johnnie jackson, Lionel Beyeke, Clarence Devis e Jeff Long, a competição seria dura. Freeman, DelaRosa, Morel e Beyeke vem mantendo sua condição de competição desde o Arnold Brasil – cinco semanas atrás – e […]

  • Está acontecendo agora o Toronto Pro show, um dos maiores shows da temporada em número de atletas participantes. Serão cerca de 159 atletas Pro divididos em oito categorias diferentes. Bodybuilding Open, Bodybuilding 212, Bodybuilding Feminino, Figure, Fitness, Bikini, Womens Physique e Mens Physique. Serão três brasileiros competindo – Simoninha de Oliveira no Bodybuilding Feminino, Diana […]

  • Um boato sobre a morte de Lou Ferrigno em um acidente de carro foi solto hoje em foruns e redes socias. A fonte da notícia seria um falso link para o jornal USA TODAY. A notícia falava sobre um suposto capotamento em uma auto estrada perto de Sacramento, California. Já vi uns dois posts sobre […]

  • Depois de muito tempo sem escrever um post no blog, estou de volta. Tenho algumas notícias e informações.
    A primeira é que acabei de enviar minha coluna sobre o Arnold Brasil para a

  • As prévias do New York Pro acabaram de terminar. Tivemos diversas categorias sendo disputadas. Vamos aos destaques. No Women´s Physique, 16 mulheres lutam para derrotar a atual campeã, Juliana Malacarne. São 17 atletas no total formando um lineup ainda mais forte que o do ano passado. Além de Juliana, outra Brasileira está competindo em Nova […]

  • Fotos do Backstage do Arnold Brasil Pro 2014 – Uma cortesia da Probiótica.

  • Comecei a treinar em Fevereiro de 1995. Lá se vão quase vinte anos. Apesar de não ter hoje o físico de um competidor do Mr Olympia, tenho muito orgulho do que atingi. Quando comecei tinha 58kgs e 28 cm de braço. Hoje me mantenho com 95kgs relativamente seco(com veias nos braços e pernas e abdominais […]

  • Uma descrição detalhada dos shows Pro em 2014.

  • Revisao rapida, falo sobre os callouts do Arnold 2014

  • O primeiro Arnold 212 já está na história. Tivemos doze atletas de ponta lutando pelo título. Vejam como foi.

  • REsultados da classe 212 do Arnold Ohio 2014

  • Faltam poucas horas para as prévias do Arnold Ohio 2014 começarem. Tanto na categoria open quanto na 212, temos excelentes atletas, que possivelmente chegarão com uma …