Como será a temporada 2014 IFBB Pro

Postado por: Miguel Chain em  16/03/2014 |

Untitled-2

A temporada 2014 da IFBB Pro começa fervendo. A primeira competição do ano é nada mais, nada menos que o Arnold Classic original – realizado em Columbus, Ohio. Essa é a competição de mais alta importância na corrida por pontos pelas vagas no Olympia. O Arnold Ohio é o único evento considerado Nivel 1 e provê uma pontuação altíssima, mesmo para o quinto colocado.

Outro fato a se destacar este ano no Arnold é a estréia da categoria 212 nesse evento.
Como já é tradição, logo após o Arnold Classic temos o Australian Pro – organizado pelo excelente Tony Doherty. Este ano teremos mais atletas de alto calibre fazendo a longa viagem até a Austrália.
Ainda em Março, e ainda na Oceania, teremos o GP da Nova Zelandia. Evento tradicional, organizado pelo IFBB Pro Moe ElMossawi. Não tivemos esse evento em 2013 e Moe o trouxe de volta este ano – com uma particularidade – teremos apenas a classe 212.

No mês de Abril teremos o Europa Show of Champions, em Orlando. Este ano teremo as categoria Open. No ano passado tivemos apenas a classe 212.
Fechando o mês de Abril, teremos a segunda edição do Arnold Brazil, realizado no Rio de Janeiro. Este ano teremos um line-up mais denso e competitivo que no ano passado. Será um excelente espetáculo para o público.

Maio será o segundo mês com o maior número de competições em 2014 – serão cinco no total ( perdendo apenas para Outubro). Todo final de semana de Maio será uma diversão para os fãs de Bodybuilding.
O primeiro será o Mozolani 212 GP realizado na Eslováquia. Realizado a alguns anos por Andrej Mozolani com enorme sucesso e diversas categorias amadoras, esta será a primeira vez que o Mozolani GP terá uma categoria IFBB Profissional. Esperamos ver vários atletas 212 competindo e lutando por uma vaga no 212 Showdown.
Uma semana depois, teremos o Europa Dallas GP, no Texas. Mais um campeonato tradicional no circuito nos últimos anos.

Esta é uma temporada com muito shows. Não me lembro de ter visto um ano com tantas competições. E isso acabou forçando alguns promoters a deslocar seus eventos para que não tivéssemos dois shows no mesmo fim de semana ( mesmo assim, isso acontecerá em três oportunidades diferentes esse ano, falo mais sobre isso abaixo).
Talvez por isso o Europa Dallas -que vem, tradicionalmente, sendo realizado no fim do Mês de Agosto nos últimos anos- tenha sido transferido para o meio de Maio.

O BodyPower Pro 212, ou GP da Grã-Bretanha 212, vem sendo realizado desde 2011. O GP da Grã-Bretanha era realizado desde o início dos anos 80. Foi interrompido em 2004. Voltou em 2011 sem a categoria open, apenas com a classe 212. Mas tem sido palco das mais árduas batalhas da categoria nos últimos anos.
Nesse mesmo final de semana, teremos a primeira sobreposição de shows do ano. Esse fim de semana terá dois shows IFBB Pro – o GP da Grã-Bretanha e o New York Pro.
O New York Pro é o terceiro show mais importante do circuito e o mais importante show que um atleta Pro pode participar sem a necessidade de um convite ou classificação prévios. Como já é normal, teremos as categorias open e 212. Sempre é realizado em Maio , desde os anos 70.

Fechando mês de Maio, teremos o Toronto Pro. Esse show foi realizado entre 1995 e 2005 e voltou em 2012 e 2013. Teremos as classes open e 212 e o primeiro show de Bodybuilding feminino do ano.
Uma semana depois, em Junho, teremos outro show de Bodybuilding feminino, o Omaha Pro Show. Esta será a primeira competição da nossa Anne Freitas em 2014.

Julho terá um show – o Chicago Pro Show, que terá as categorias Open, 212 e Bodybuilding Feminino.
Agosto, o último mês antes do Olympia ( e portanto as últimas chances de classificação), começa forte com um show estreante – o Golden State Pro, na cidade de Sacramento, capital da California – o Estado Dourado. Teremos apenas a categoria open e é a penúltima chance de classificação para o Olympia 2014.

Uma semana depois teremos o PBW Pro Show ( ou Tampa Pro) com as categorias Open, 212 e Bodybuilding feminino. Diferente dos últimos dois anos, este será o último show antes do Olympia.

Isso é especialmente bom para os atletas que vivem nos EUA, pois até então, a última chance de se classificar para o Olympia era o GP da Finlandia. Os atletas Europeus finalmente podiam levar alguam vantagem. Mas os americanos e residentes dos EUA tinham sérios problemas ao enfrentar uma longa viagem e se encontrarem em uma situação de stress tão grande.

Ainda em Agosto teremos um show inusitado e interessante – o Pittsburgh Masters Pro. A cidade do aço, berço da indústria siderúrgica americana e palco de lutas sangrentas pelos direitos trabalhistas, receberá atletas másters em várias divisões de idade. Será muito interessante. No masculino teremos as divisões acima de 40 anos, acima de 50 anos, acima de 60 anos e acima de 70 anos. Quem será que veremos no palco? No feminino teremos acima de 35 anos, acima de 45 anos e acima de 55 anos.

O mês de Setembro é o mais especial – é o mês do Olympia. Sem muitos comentários aqui. É o maior show da Terra.
Logo uma semana após o Olympia 2014 será a segunda ocasião no ano em que teremos dois shows no mesmo final de semana. E pela segunda vez teremos shows em dois continentes diferentes. Um deles será o Korea Pro 212. Finalmente a Ásia receberá mais shows de culturismo Profissional. Este é um ano marcante para a Ásia nesse sentido, já que além desse, teremos outros três shows Pro por lá.

O outro, um pouco mais importante, é o Arnold Madrid. Como será realizado uma semana após o Olympia, dará um bom prêmio em Dinheiro, vários atletas TOP estarão nesse palco. Será mais um show muito interessante.
O mês de Outubro começa com o Dubai Pro GP. Assim como no GP da Coréia, ainda temos poucas informações sobre esse show. Até então, só temos a categoria open confirmada.

O segundo show de Outubro é o EVL Prague Pro, realizado na República Tcheca. Esse show começou uns anos atrás apenas com a classe 212, mas desde o ano passado temos as categorias open e 212.
Uma curiosidade é que, este ano teremos um show na República Tcheca e um na Eslováquia.

Quase no meio de Outubro teremos o Nordic Pro, ou GP da Finlandia. Esse show costumava ser o último show antes do Olympia e acabou sendo transferido para o Meio de Outubro. Não sei os reais motivos, mas posso imaginar.
Como era o último show antes do Olympia, vários atletas americanos e residentes nos EUA eram obrigados a fazer a longa viagem até a Finlandia. Além do stress psicológico de ter que lutar até o último momento pela vaga, tem o stress da viagem e o fato de ser julgado por árbitros Europeus, com padrões ligeiramente diferentes de julgamento. Isso era um fator complicante. Mas essa é uma opinião pessoal minha, não sei se é isso.

Além disso, se formos pensar na logística, o calendário atual faz mais sentido. O último show antes do Olympia realizado nos EUA. Os Europeus Top, que estariam teoricamente disputando as últimas vagas para o Olympia, teriam que vir aos EUA de qualquer forma. Mesmo que eles não se classifiquem para o Olympia, ainda teriam que ir trabalhar na EXPO para os seus patrocinadores.

Agora o GP da Finlandia será realizado uma semana após o EVL Prague. Isso facilita pois teremos dois shows seguidos na Europa. Os atletas podem viajar e ficar por lá para competir nos dois.

Após dois shows na Europa, a próxima parada de Outubro é a Ásia. China para ser mais preciso. E por falar em logística, aqui ela será valiosa. No meio de Outubro teremos o Asian Pro Show.
No último fim de semana de Outubro teremos a primeira edição do Arnold Classic Asia. Também ainda com pouquíssimas informações. Os dois shows da China terão apenas a categoria open.

No mesmo final de semana do Arnold Asia, teremos o Europa Phoenix com as categorias open e aberta. Será a terceira vez no ano que teremos dois shows no mesmo final de semana. O Europa Phoenix foi realizado pela primeira vez ano passado, também em Outubro. Naquela ocasião tivemos apenas a categoria 212. Este ano teremos a open também.

Fechando o ano de 2014 teremos o Ferrigno Legacy, organizado pelo filho de Lou Ferrigno. Teremos apenas a categoria Open. O evento será realizado em Novembro na cidade de Santa Bárbara, no norte da California.