Quais as chances de Phil não ser Mr Olympia este ano?

Postado por: Miguel Chain em  09/09/2015 |

 

O Mr Olympia sempre foi uma competição na qual resultados controversos costumam acontecer.  Muitas vezes os fãs, treinadores e competidores saem insatisfeitos com a arbitragem. Esse fato é amplificado ainda mais se considerarmos a natureza subjetiva do julgamento no Bodybuilding.

As decisões polêmicas no Olympia estão aí desde sempre. Arnold vencendo na Australia em 1980. Chris Dickerson  em Londres em 1982, Dorian em 1994, Coleman em 2001, Cutler em 2007 para citar alguns casos.

O Olympia é conhecido pelos longos reinados de alguns atletas, em mais de 50 edições da competição, tivemos apenas 13 vencedores – muitos deles com longos períodos no topo – Coleman e Haney com 8 vitórias seguidas, Schwarzenegger com sete vitórias ( seis seguidas e uma depois de alguns anos), Yates com seis vitórias seguidas, Heath e Cutler com quatro ( Heath 4 seguidas, Jay três seguidas – curiosidade – Jay é o único Mr Olympia a perder o título no palco e reconquistá-lo posteriormente. Os outros que não conquistaram títulos seguidos, deixaram de fazer por não participar de uma ou mais edições, não porque foram derrotados no palco.).
Sergio Oliva e Frank Zane conquistaram três títulos, Larry Scott dois e Dickerson Bannout e Dxter Jackson um cada.

O fato dessas verdadeiras dinastias ter existido, criou outro fator interessante dentro do Mr Olympia: As Rivalidades, duelos entre dois atletas durante vários anos pelo título. Na maioria das vezes era uma coisa amigável, como Jay e Ronnie, outras vezes, era uma inimizade meio que velada, disfarçada – como Shawn Ray e Dorian ( Shawn odiava Dorian com toda a força do Mundo, deixava isso transparecer em alguns momentos, mas nunca assumia isso. Por sua vez, Dorian considerava, meio que abertamente, que Shawn era um viadinho.).

Mas, em algumas ocasiões, o duelo entre os egos é tão forte, ou mais forte, que o duelo entre os físicos. Esse é o caso de Phil e Kai.

Phil é um dos melhores Mr Olympias de todos os tempos, mas sua arrogância é fato notório. Ele nunca teve o mesmo tato que o Arnold teve, para camuflar essa atitude e ostrar ao público algo que mais se assemelhasse à “confiança extrema”.

Kai, bem, todo mundo sabe como é a cabeça de Kai. Ele passou por diversos problemas na infância e juventude e acha que o Mundo lhe deve algo de volta.

São duas personalidades explosivas, que quase colocaram o palco do Olympia 2014 abaixo no momento mais tenso de toda a história, onde quase saíram na porrada. Literalmente.

Todos nós sabemos também que sempre foi dado a entender que o julgamento do Olympia leva alguns fatores extra-palco em consideração.   Teoricamente.

Como esses fatores poderiam influenciar no desfecho do Olympia nesse ano?

Kai tem seu passado obscuro – como striper em boates gay.  Havia vídeos pornográficos dele no youtube entre outras coisas mais pesadas.
Além disso, temos o fato dele ter caído na provocação de Phil ano passado, perdido a cabeça e ido para cima dele, na real intenção de brigar.

Phil, se envolveu em uma polêmica com ninguém menos que Arnold Schwarzenegger.
Em Junho passado, ele criticou abertamente Schwarzenegger . Resumindo, Arnold criticou abertamente a direção que o Bodybuilding está seguindo, com atletas se apresentando com barrigas de grávida.

Phil fez comentários ironizando a atitude de Arnold, dizendo que teriam que aumentar o prêmio do Arnold Ohio caso quisessem que ele competisse lá e finalizou dizendo que Arnold “não tinha pernas”.

Isso tudo ser um tempero a mais no caldeirão do Mr Olympia.  A luta, o duelo principal sem dúvida é entre Kai e Phil.  Mas Wolf e Rhoden vêm com tudo esse ano. Dexter não pode ser esquecido, e na minha opinião ganhou bastante impulso após as declarações de Arnold sobre os abdmomens distendidos e toda a polêmica com Phil. Sem fala de Big Ramy, que ser um fator já este ano.

Mas quais as chances de Phil não vencer este ano? Estatistica e historicamente falando?

Existe o ditado dentro do Bodybuilding que diz “Para superar o atual Mr Olympia, é preciso nocauteá-lo.”  Isso quer dizer que o atual vencedor do Mr Olympia, dificilmente é batido por alguém em cima do palco. Mesmo que ele não esteja em sua melhor forma, ou que seja o melhor naquela noite.

Para que ele seja batido, ele precisa ser superado por muito, é preciso que ele esteja muito mal e que o adversário esteja fantástico.  E quando eu digo muito mal, eu quero dizer – literalmente sem uma perna, por exemplo.

2006olympia_mf440

Jay Cutler foi o único atleta a ficar em segundo lugar por três anos consecutivos e vencer no ano seguinte, derrotando o Ex-Campeão no palco.

 

 

Por isso , eu acho bem difícil Phil ser batido este ano. Ele apresenta uma boa regularidade, não costuma se apresentar extremamente mal e não tem nenhuma notícia de lesão grave.

 

Mas temos alguns números interessantes para analisar.

Kai tem sido o segundo colocado nos últimos três anos – 2012, 2013 e 2014.  Isso pode gerar alguns argumentos interessantes.

Franco Columbo ficou em segundo por três anos seguidos em 1973, 1974 e 1975 antes de vencer o Olympia em 1976.

Cutler também ficou em segundo três anos seguidos em 2003, 2004 e 2005 antes de vencer o Olympia em 2006.

O único outro atleta a ficar em segundo três vezes consecutivas no Olympia foi Rich Gaspari em 1986, 1987 e 1988. Mas ele caiu para quinto lugar em 1989.

Nesse contexto, Cutler foi o único atleta que ficou em segundo lugar por três vezes seguidas a conquistar o título na quarta tentativa.

Se formos analisar o histórico de confrontos entre Phil a Kai, tivemos 13 embates, com o placar de 10 x 3 para Phil. A última vez que Phil foi superado por Kai foi no Arnold Classic em 2010.

De acordo com os números, Phil parece ter uma boa vantagem. Por outro lado, Kai pode se inspirar no feito de Jay Cutler e entrar para a história ao repetir tal façanha.

Números são apenas números e estatísticas estão aí para serem contrariadas.  Mas com tudo isso na mesa, eu estou empolgado e ansioso para ver como será o desfecho deste Mr Olympia 2015!

 

Mais sobre o Olympia 2015:

fotoso2005 40 fotos olympia 1998